Madeleine [Madalenas]


 Ingredientes:

 

50 g de manteiga sem sal (1/4 de xicara ou 2 e 1/2 colheres)
1 ovo grande
40 g de açúcar (4 colheres de sopa ou 1/4 xicara)
Pitada de sal
45 g de farinha de trigo (1/3 xicara ou 4 e 1/2 colheres)
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo

 

“Derreta a manteiga em temperatura baixa e deixe esfriar. Bata os ovos, o açúcar e o sal por aproximadamente 5 minutos – a consistência deve ser de maionese. Peneire a farinha de trigo por sobre a massa e misture tudo, levemente, com uma colher de pau.Usando um pouquinho da manteiga derretida, unte as formas de madeleine e o resto incorpore à massa. Acrescente também a água de flor de laranjeira e mexa tudo delicadamente. Cubra a tigela com filme plástico e ponha na geladeira por 1 hora. Quando retirar da geladeira deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Enquanto isso, esquente o forno em temperatura de 220°.

Divida a massa entre as formas. Não encha demais as conchinhas pois crescem muito. O tempo no forno é de aproximadamente 5 minutos para forminhas pequenas, as minhas demoraram uns 15 minutos. Fique de olho. Retire e deixe esfriar numa grelha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. Rendeu exatamente 9 madeleines (a da Luna), mas segundo a Valentina, rende mais de 40 mini-madeleines.”

Obs.: Quando bati o ovo com o açúcar não ficou como maionese. Minha massa ficou mole, líquida. Pois usei as proporções em xícaras e colheres já que não tenho balança. Talvez por isso tenha ficado mole, então acrescentei mais umas 4 colheres de trigo. Minha massa não cresceu tanto como disse Luna – Quiche de Macaxeira. Ficaram 15 minutos no forno. Cortei o dedo com as forminhas quando fui lavar antes de usar pois chegaram hoje (digo ontem, já que estou postando no dia seguinte, claro). Comprei forminhas soltas na net, pois não achei na minha cidade, e na net não encontrei de silicone como as da Luna e Valentina. Comprei na MDragonetti  (tem no planeta das formas também) e aproveitei que encontrei as formas de silicone pra Muffin e comprei também, estou ansioso pra usar, acho que vou fazer muffin de granola na Nigella, isso se eu encontrar a receita, pois não anotei a do programa quando passou e não encontro na net. Usei água de flor de laranjeira pois era mais barata que a de rosas (meu dim dim ta curto), mas um dia vou querer experimentar sim a de rosas. Rendeu 12 Madaleines (na verdade 24 pois dobrei a receita). O perfume é incrível e o sabor das Arábias. São Tiago ficaria enlouquecido.

P.S.: Na Amazon tem muitos tipos, tamanhos, formatos, cores e o mais maravilhoso de SILICONE!!!! Eu quero!

 

Fonte:

Quiche de Macaxeira

Trem Bom

 

Sobre Proust e seu questionário e suas madeleines:

Mineiras Uai

 

4 thoughts on “Madeleine [Madalenas]

  1. oi..ficaram lindas as suas madeleines…mas talvez não tenham crescido tanto, pq no processo de bater ovos com açúcar vc nao bateu suficiente…demora uns 10 minutos para ficarem como maionese(na batedeira)
    bjs

Deixe uma Resposta

